sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Boas Vindas - Novos Confrades

Alocução de Recepção aos Novos Confrades da ACADESUL 

em 04/08/2020

 

Orador: Horacio Augusto

Caríssimo Confrade Presidente Benno Becker Júnior, dileto Vice-presidente Confrade Celomar Walter Schwalm, queridos confrades, estimados novos membros desta insigne Academia!

Tornar-se um membro da Academia Maçônica de Letras Sul-Rio-Grandense significa ter obtido, mercê de seus reconhecidos méritos, a distinção de ser indicado para ocupar uma de suas disputadas cadeiras. 

Fostes escolhidos para preservar a nossa memória e tradições, promovendo a prática da conduta ética e dos princípios morais e sociais do homem, e a cultura literária como manifestação artística indispensável para a formação do saber acadêmico; e, em apoio à construção do nosso templo interior, mormente na área do conhecimento, criando espaço para discussão de aspectos filosóficos no seio da Ordem, dentro do conceito paradigma de que o GADU é a causa e que o mundo é a Sua criação.


Ao serdes empossados e ora acolhidos como membros efetivos, deveis estar cientes da magnitude e relevância desta douta Instituição; acautelai-vos pois da responsabilidade que assumistes perante nossos confrades, ao pé da sociedade porto-alegrense e especialmente ante o mundo maçônico. Devereis representar a linhagem desta Academia e a cultura do povo gaúcho, o mais dignamente que estiver nas vossas capacidades e energias, honrando a preciosa e esplêndida reputação herdada dos nossos patronos, beneméritos e fundadores.


Ao ocupar a cadeira que lhes couber, tereis a agradável e afortunada tarefa de visitar as palavras, a experiência e a vida de Jonathas Abbott, médico e abolicionista em São Gabriel, patrono da cadeira 12; Morivalde Calvet Fagundes, fundador desta Casa, militar, escritor, ensaísta, historiador e tradicionalista gaúcho, patrono da cadeira 23; Manoel Serafim Gomes de Freitas, primeiro Grão-Mestre da GLMERGS, professor, escritor, agrônomo, bacharel em Direito e ruralista, patrono da cadeira 19; Moab Dantas Caldas, alagoano, deputado estadual no RS, jornalista e líder umbandista, patrono da cadeira 06; Hipólito José da Costa, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, jornalista, Patriarca da Imprensa Brasileira e diplomata, patrono da cadeira 08; Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, senador, presidente da Província do RGS durante a Guerra do Prata e Ministro da Guerra, patrono da cadeira 25; e Fernando Fernandes Abbott, médico e político gabrielense, criador da Brigada Militar, patrono da cadeira 15.


Ao resgatá-los da história tereis a ventura de poder evocar os episódios nos quais atuaram, além de recordar seus feitos extraordinários que levaram os nossos eméritos fundadores a os escolher e os entronizar simbolicamente, como tutores das respectivas cadeiras. 

Esta Academia, fundada em 30 de maio de 1993, é constituída por trinta e três cadeiras, ocupadas em caráter vitalício pelos seus membros; e tem por finalidade, consoante prescrito nos seus estatutos, o cultivo e divulgação das belas letras do vernáculo, a conservação da cultura nacional em geral e da maçônica em particular.


Nesta oportunidade, além de dar-vos as boas-vindas, resta-nos reproduzir palavras de nosso eminente presidente quando dizia da alegria de desfrutar o convívio com um novo grupo de acadêmicos de diferentes formações, com percepções de diversos matizes, com desenvoltura e muito talento literário, necessários para fortalecer nosso patrimônio cultural e humano, abastecer nossos estudos, interagir nas atividades intelectuais e prover com certeza de ótimas peças de arquitetura nossos alfarrábios, biblioteca e publicações. 


Desejamos Saúde, Paz, Harmonia e Felicidade aos novos confrades, augurando que o GADU lhes dê motivação, para nos ajudar a alcançar as metas estabelecidas no calendário desta administração. Apesar do novo contexto, circunstâncias e entraves desta pandemia que já há algum tempo impõe este período de recolhimento preventivo em nossos lares, é fundamental encontrar ferramentas que nos possibilitem o prosseguimento das atividades literárias.

Certamente veremos ainda mais qualidades em nossos novos confrades do que as já apresentadas, e com certeza, juntos produziremos mais e cada vez melhores conteúdos. Sairemos mais fortes desse fenômeno generalizado; novos desafios virão e estaremos preparados para os enfrentar se nos protegermos fraternalmente agora e sempre! Não deixem nada ser maior que a determinação em vencer cada adversidade.

Obrigado.

 

Horácio Acácio Augusto, MI, 33o.

Grande Orador da ACADESUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário