quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Ser Humano


UMA CULTURA UNIVERSAL

Postado por : ddllsll
O ser humano e todos os seres vivos aqui na terra são uma constituição física e psíquica de matéria cósmica qualquer que seja a fronteira geográfica aonde tenha encarnado .
Os conceitos dogmáticos fechados e contrários à lógica universal que pretendem definir o comportamento humano baseando-se exclusivamente numa cultura regional isolando-o da sociedade global, causam desequilíbrios às mentes que assim pensam ou agem.
A maravilhosa capacidade mental humana brota mais profundamente através do contacto com as diferentes culturas humanas ou outras esculpindo-se culturas mais universalistas e tornando a vida mais interessante .
Quanto mais profundo e diverso o pensar humano maior a possibilidade de uma postura consciente perante a realidade oferecida pela vida no seu dia a dia .
Quando o individuo é conhecedor de diferentes culturas mais apto está para penetrar equilibradamente em qualquer espaço/tempo cultural .
O contrário é negar a evolução pois ninguém deve navegar em mar profundo sem saber nadar , içar velas e conhecer as diferentes linhas de navegação para que os azimutes sejam os mais corretos usando-se as matemáticas exatas , os mapas dos céus e os ventos contrários à bolina .
A riqueza de uma nação também se reflete no ouro que entra nos cofres mas a maior riqueza , o maior investimento a ser feito é na mente humana , numa cultura de horizontes largos através de uma educação integral .
É preciso dar vez aos humanos mais criativos para servirem de exemplo aos outros que também querem ser criativos, é necessário investir na cultura da criatividade cientifica ecológica, econômica e social .
Para se evoluir é necessário auto-critica e muita energia mental para se refletir sobre as diversas realidades globais descobrindo cada um a realidade aonde se insere.
Hoje em dia, com a dinâmica da nova mídia onde tudo é analisado instantaneamente descobrindo-se rapidamente os enredos e os pormenores das diferentes culturas, a miscigenação cultural e racial torna-se cada vez mais acelerada tanto nos países do denominado primeiro-mundo como nos outros salvando-se os melhores valores culturais que realmente distinguem.
Um ser humano que tem a sorte de deparar-se com outro meio cultural diferente do seu, se souber comunicar torna-se mais rico pois tem a possibilidade de analisar pensamentos diferentes aprofundando os seus e conhecer novas linguagens de comunicação e lógicas diferentes .
““Deveria haver uma lei nos “direitos universais dos jovens” que os proibissem de trabalhar com o intuito de” ganharem a vida “ em seu sustento de cada dia .
Só deveriam trabalhar após sua formação básica escolar e após viajarem pelo mundo pelo menos alguns anos apreendendo a cultura de outros povos.
Essa lei permitiria ao país resolver em grande parte o problema de desemprego dos jovens, eliminaria os complexos que se criam nas mentes quando em virtude de não conseguirem um emprego se sentem culpados e inúteis na sociedade, tornando-se mentes fracas e buscando a negação da vida através do suicídio psíquico ou físico utilizando-se das bebidas alcoólicas e outras drogas que matam ou destroem a mente.
Esta mesma lei ajudaria também a resolver o problema da mediocridade na vida quando, por razões de sobrevivência os jovens decidem trabalhar em “qualquer coisa” que lhes aparece ou naquilo em que conseguiram um diploma, mas sem paixão por esse trabalho, pois para haver paixão é preciso que a escolha seja livre e seja uma opção de vida não forçada e esta escolha só pode ser acertada se ao jovem for dada a oportunidade de "poder e saber escolher”.
Para saber escolher é preciso observar as diferentes áreas de trabalho, as diferentes ciências, as diferentes artes, os diferentes modos de vida e isso só é possível depois de se andar pelo mundo aprendendo e adquirindo experiências nas diferentes disciplinas do viver profundo e profícuo.
A juventude mental e física é a melhor altura para se navegar pelo mundo e contatar as diferentes culturas absorvendo os melhores valores e só então já com alguma sabedoria poder-se-á optar pelo melhor porto e desenvolver uma arte desde funcionário de um escritório a cientista ou músico, escritor, pescador, professor, marinheiro, etc., transmitindo aos mais jovens aquilo que se aprendeu não só na escola como principalmente na universidade da vida.
Na maioria das sociedades atuais isto apenas é um ideal utópico com poucas possibilidades de se concretizar numa maioria humana, pois não são muitas as famílias que podem apoiar os jovens neste tipo de caminhar assim como a administração pública não tem capacidade mental ou econômica para levar avante esta educação abrangente.
Ninguém nasce inteligente, mas qualquer ser humano normal pode desenvolver sua inteligência através da reflexão e do experimentar.
O motorista que dirige um automóvel nas estradas da vida com cautela, prudentemente ousado, nas velocidades certas, atento ao redor reconhecendo os perigos psíquicos e físicos que se vão deparando, com certeza este motorista viaja mais calmo e senhor de um andar firme e criativo .
Ajudar uma criança é estender-lhe a mão de maneira a permitir alcançar o ápice do universo que lhe compete construir.
Quanto mais cedo os jovens tiverem seu olhar em horizontes mais amplos que atraiam sua curiosidade natural maiores as hipóteses de ele construir um espírito brilhante e tranquilo, pois a inteligência integral é um potencial inerente às mentes humanas ressalvadas as exceções.
Educar um jovem é deixá-lo crescer saudável de corpo e ajudá-lo a desenvolver sua mente clara em raciocínio lógico e com grande amor pelo útero de onde brotou neste planeta água.
A mente humana assemelha-se a um diamante bruto que se lapidando brilha.
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 20/07/2005
Reeditado em 03/08/2010
Código do texto: T36016 
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