quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Patrono Cadeira n° 18

Nilo Vasconcellos Jacques


Nasceu na cidade de Uruguaiana no primeiro dia de setembro de 1922, filho de Leão da Costa Jacques e Palmira Vasconcellos Jacques. Esposa, Selma Maria Jacques. Profissão, servidor público;
Teve sua participação no primeiro concurso oficial da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul na Comissão Avaliadora, concurso este promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Primeira Prenda do RS, Em 1968, aparece a nomenclatura de concurso da "1ª Prenda do Rio Grande do Sul". Em 1969, o Conselho Coordenador decide realizar o evento paralelo ao 14° Congresso Tradicionalista, na cidade de São Francisco de Paula, no mês de janeiro. Já no 15° Congresso, em Santiago, de 8 à 11 de janeiro de 1970, a atividade novamente foi realizada extraoficialmente durante o conclave ocorreu a instituição.Oficialmente a primeira edição do concurso de 1ª Prenda do Estado aconteceu em janeiro de 1971, na cidade de Quaraí. Concorreram seis candidatas das seguintes regiões tradicionalistas: 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª e 25ª. A vencedora foi a representante do CTG Rodeio dos Palmares, de Santa Vitória do Palmar, Maria Ivanoska Alves Nunes. 

A Comissão Avaliadora do primeiro concurso oficial, assim esteve constituída: Hélio Moro Mariante, Moacir Cunha Roesing. Luiz Souza, Nilo Vasconcellos Jaques e Mariza Silva.

No ano de 1985, o concurso desvinculou-se dos Congressos, passando a ser realizado no mês de maio, na cidade da 1ª Prenda. Como a prenda eleita em janeiro de 1984 foi a cachoeirense, Rosângela Antoniazzi de Moraes, em maio de 1985, o concurso ocorreu na cidade de Cachoeira do Sul, somente na categoria Adulta.
No 20° Congresso Tradicionalista, realizado em março de 1975, na cidade de Pelotas, foi aprovada a inclusão da categoria Mirim no concurso do estado, proposta de autoria 1ª Prenda do RS de 1973, Lídia Ceres Silveira, do CTG Rodeio dos Palmares, de Santa Vitória do Palmar. Esta modalidade, no entanto, ocorreu pela primeira vez somente em 1980 e oficialmente a partir de 1982, quando foi eleita Viviane Cardoso Oliveira, do CTG Sinuelo, de Canguçu, no 27° Congresso, de Campo Bom, no mês de janeiro.
Já a categoria Juvenil surgiu extraoficialmente em 1984, e oficialmente, a partir de 1985. Em 1981, passou a ser eleita também a 2ª Prenda na categoria Adulta e, em 1985, igualmente para as categorias Mirim e Juvenil. Apenas em 1986 é instituída a 3ª Prenda para todas as categorias.

Trabalho de: David Lorenzo Soto Lepe - Cad. 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário